sábado, 2 de agosto de 2014

FLASH MOB "TREM DE FERRO" Manuel Bandeira

Crianças botam fogo na fornalha do “Trem de Ferro”
A EE “José Félix” da cidade de Potim, pertencente à DE Guaratinguetá, inovou na criação do Flash Mob, inspirada no poema “Trem de Ferro” de Manuel Bandeira. Primeiramente a equipe do Programa Escola da Família pesquisou o poeta e o poema, até que encontrassem uma versão que agradasse a todos. Então muitas crianças embarcaram nesse trem e fizeram uma coreografia bastante alegre e diferente, tanto que os vagões foram feitos de caixas de papelão e conduzidos por elas.
O depoimento da vice-diretora nos dá uma ideia de como foi a experiência:
“A leitura do poema foi trabalhada com as crianças, nos finais de semana que antecederam os ensaios. Educadores universitários leram e interpretaram. As crianças de nossa comunidade não conheciam ainda o poema, mas gostaram muito da leitura e se entusiasmaram ao ouvirem a música. Para incrementar,
utilizamos um vídeo sobre o poema, apresentado no seriado Castelo Ra-tim-bum. Elas ficaram encantadas com o que viram e aceitaram participar e gravar o vídeo. Começamos com a confecção dos vagões do
trem, feita pelas crianças e bolsistas. Temos em nossa Escola um educador universitário que estuda Rádio e TV e que executou toda a produção.”
Nesse clima de cooperação e fantasia, o trem partiu, ganhando força, acelerando rodas, despedindo-se de bicho, povo, ponte, poste, pasto, boi, boiada, galho... Deixando em todos a vontade de cantar: Oô!

Fonte: Revista (In)FORMAÇÃO n.º 1- julho/2014, circulação Interna do PEF.




0 comentários:

Postar um comentário

  ©EE Prof. José Félix - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo